É inegável que diariamente a principal notícia se trata da reforma da PREVIDÊNCIA.
Os constantes debates que ocorreram na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados demonstraram que o debate em torno desta reforma será amplo e muito longo.
O passo seguinte é a análise do mérito desta reforma que será feita pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que já está formada e definindo a agenda de trabalhos.
Entretanto existe uma grande dúvida no que se refere a CORRER ou não para se APOSENTAR antes da REFORMA.
Como o que se pretende com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA é alterar significativamente os benefícios previdenciários, é preciso ANALISAR CADA CASO INDIVIDUALMENTE para avaliar as opções existentes nas condições da Lei vigente, comparando-as com as proposta de mudanças.
Porque depois de vários anos de trabalho e contribuição, ser afetado com uma redução significativa no valor do benefício ou ter que contribuir e trabalhar mais alguns anos, para conseguir a tão sonhada APOSENTADORIA, realmente preocupa e deve ser causa de uma avaliação bem criteriosa.
Conheça os Principais Pontos da Reforma da Previdência que Está Sendo Discutido
O QUE FAZER ENTÃO?
Primeiro levantar os documentos necessários, sendo os mais comuns:
A) Documento pessoal com foto (RG e/ou CNH);
B) Carteira de Trabalho e/ou Carnês de contribuição;
C) Cartão do PIS ou Número do NIT;
D) Comprovante de residência;
E) Documentos que comprovem atividade rural, se o caso;
F) O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), para comprovar atividade especial;
G) Certidões de tempo de contribuição, se o caso.
Segundo, procurar um profissional da área previdenciária para fazer um levantamento em relação às contribuições vertidas ao INSS e proceder nas simulações e análises.
Apenas com essas duas ações, você terá informações necessárias para tomar uma decisão, quanto a ingressar com seu pedido de aposentadoria ou aguardar e continuar contribuindo para ao Regime Geral da Previdência Social ou pelo Regime Próprio, a depender do vínculo existente.
Se quiser obter mais informações: (WhatsApp)